DesVirtuArt – Festival e Festividades de Arte Stream leva cultura gratuita

DesVirtuArt – Festival e Festividades de Arte Stream leva cultura gratuita para as festividades de fim de ano

Promovido pela PluralizAção, o evento acontece de 20 a 30 de dezembro, e conta com espetáculos premiados com nomes de artistas consagrados como Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Nelson Baskerville, Luh Maza entre outros

De 20 a 30 de dezembro acontece o DesVirtuArt – Festival e Festividades de Arte Stream, com transmissão gratuita pelo YouTube. Promovido pela PluralizAçãoCultural, o festival tem como proposta trazer cultura para as festividades de fim de ano. Segundo o diretor do evento, Danilo Miniquelli, a cultura precisa ser cada vez mais democrática e acessível “Com a pandemia, passou a existir a necessidade da arte se reinventar através do meio virtual. Então nasceram pesquisas em torno de uma linguagem híbrida, nova e moderna e trabalhamos para que isso tenha continuidade, para além das características tradicionais e presenciais que já conhecemos”, ressalta. 

Para o Festival, o artista virtual @odanjocker criou uma logo que englobasse todo o conceito criado para o evento, a arte atrelada a tecnologia. O DesVirtuArt conta com obras com a participação de artistas consagrados, como Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Indira Nascimento, Danna Lisboa, Nelson Baskerville, Luh Maza, Paulo Faria entre outros e com novos nomes que estão despontando no mercado cultural. A programação poderá ser conferida de 20 a 23 de dezembro e de 27 a 30 de dezembro, no canal DesVirtuArt, no YouTube, de forma gratuita, com sessões às 19h30 e às 21h30.

Os espetáculos
O anfitrião do evento é o vídeo-espetáculoElephants, projeto contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – LAB 36/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online. Adaptado da obra “Sobre Elefantes e Coelhos”, de René Piazentin, o espetáculo conta com a direção de Nelson Baskerville e no elenco Danilo Miniquelli, Carol Mafra e Danna Lisboa. Elephants aborda o encontro entre um corretor de imóveis e uma excêntrica tatuadora, que carregam a dor do fracasso, mas que externalizam e lidam com ela de maneiras diferentes. Em paralelo as amarguras das personagens centrais, acontece uma espécie de epidemia de suicídio, onde as pessoas sobem nos prédios e ao se jogarem desaparecem. Toda essa movimentação é vivenciada pela misteriosa Mulher da Long Neck,  que começa a se relacionar de forma enigmática com as personagens da peça. Com  linguagem híbrida,mistura cinema e teatro com o recurso de chroma Key, Elephants pode ser conferido nos dias 20/12 às 21h30, 21/12 às 19h30, 22/12 às 21h30, dia 23/12 às 19h30, dia 27/12 às 19h30 e 28/12 às 21h30. Classificação 14 anos.
Outro projeto contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – LAB 36/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online, que faz parte do line-up do DesVirtuArt, é o cine-teatro No Meio do Caminho, texto inédito de Luh Maza, que conta com direção geral de Danilo Miniquelli e com Daniela Sevilha e Renata Perón no elenco. No Meio do Caminho fala diretamente sobre o meio do caminho das nossas expectativas, aquele momento de suspensão sobre nossa reflexão em relação ao amanhã, nossos arrependimentos, dúvidas, julgamentos e anseios. Coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade e como seus corpos e mentes são afetados: o moralismo, a vontade de burlar regras  e ao mesmo tempo que se apoiam, se estranham, mas acima de tudo, criam afetos e identificação. Em cartaz nos dias 20/12 às 19h30,  27/12 às 21h30 e 29/12 às 19h30, para maiores de 14 anos.
Com direção de Paulo Faria e direção musical de Felipe Pan Chacon  O Assassinato do Presidente conta com a participação de Leona Jhovs e Paulo Faria.  O espetáculo da Cia do Faroeste,  acontece numa noite na Rua do Triunfo, quando o maior criminoso do Brasil, o rei da Boca do Lixo do século 21, Ulisses, recebe uma prostituta travesti, Penélope, do seu catálogo vip para um encontro antes dele executar no dia seguinte o presidente do País. Naquela noite, as revelações na vida das personagens as aproximam para sempre mudando inesperadamente o rumo da história. Esse faroeste é indicado para maiores de 18 anos. Para assistir, acesse o canal do DesVirtuArt no dia 23/12 às 21h30 e no dia 30/12 às 19h30.

​Jean Mendonça e a Cia Banquete Cultural participam com dois espetáculos: Áurea – A Lei da Velha Senhora e O Segundo Armário.  Laureado com o Prêmio Myriam Muniz concedido pela Funarte, Áurea – A lei da Velha Senhora, trata dos reflexos da escravidão e da importância de cultura negra na formação da identidade brasileira. A dramaturgia consegue a façanha de sintetizar cinco importantes obras do Cinema e da Literatura Universal: o filme “Manderlay” de Lars Von Trier; as peças teatrais “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues e “Os Negros” de Jean Genet; o livro não-ficcional “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre e; o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Dirigido por Jean Mendonça, o elenco conta com nomes como: Beth Grandi, Indira Nascimento, Don Felipe, entre outros. A peça pode ser conferida nos dias 22/12 e 28/12 às 19h30, para maiores de 14 anos.

O drama O Segundo Armário – Diário de Um Jovem Soropositivo, narra a história de Gabriel, interpretado por Hugo Caramello,  que se descobre soropositivo para o HIV. O jovem divide com o público todas as etapas do seu doloroso percurso da descoberta à aceitação plena e mostra que é possível seguir continuamente com a vida e que para isso, é preciso reagir. Dirigido por Jean Mendonça, o espetáculo mostra a vivência do HIV por um viés poucas vezes experimentado na arte: o da esperança e da possibilidade de continuação de uma vida saudável por meio do tratamento. Com classificação de 18 anos, o texto que tem dramaturgia adaptada por Antonio de Medeiros a partir do livro de Salvador Campos Corrêa pode ser conferido nos dias 21/12 e 29/12 às 21h30.

Convidado especial – FOME
A exibição dos primeiros episódios da websérie “FOME”, criada pela Pessoal do Faroeste, companhia paulistana de teatro, é uma obra baseada no texto teatral “Re-Bentos”, da própria companhia. Na história, os personagens vivem o cotidiano de um cortiço de São Paulo/SP, na região da Cracolândia, às vésperas de uma ação de despejo durante a pandemia do coronavírus. O enredo se desenrola por uma narrativa onde o local revela-se como um dos principais centros de distribuição de drogas do país. Mediante a essa situação, você se depara com uma operação de tráfico que envolve setores importantes da política e do poder judiciário brasileiro, tendo a fome como uma das consequências para as minorias retratadas através da arte. Com direção de Paulo Pereira e roteiro e direção de Dário José e Paulo Faria, a websérie foi gravada totalmente à distância. Todo o elenco recebeu celulares em suas casas, onde cada um filmava sua parte. Mel Lisboa e Leonardo Miggiorin fazem parte do elenco de FOME e se reencontram 20 anos após a minissérie “Presença de Anita”.  Além deles FOME conta com a participação de Carol Badra, Clodd Dias, Danilo Miniquelli, Flávio Falcone, Francisco Kokotch, Leona Jhovs, Neusa Velasco, Thais Aguiar e Thais Dias. No dia 30 de dezembro, às 21h30 o público poderá conferir os 3 primeiros episódios de FOME, que conta com Apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Sobre o Promotor do evento – PluralizAção – Idealizada por Daniela Sevilha, Daniel Guisard e Danilo Miniquelli se estruturou durante a pandemia, buscando trazer novas produções, a fim de fortalecer a cultura e seus profissionais em um momento tão vulnerável. Sendo assim, em seus primeiros meses de existência, conseguiu aprovar e executar mais quinze propostas em leis públicas de incentivo, entre inscrição de artistas, projetos artísticos etc. e atualmente busca executar dezenas de novos projetos. Dentre suas produções, apresentou algumas delas em instituições como Itaú Cultural, Sesi, Sesc, entre outros, trazendo oportunidade para mais de uma centena de profissionais da cultura.

Confira a programação completa
Segunda-feira  – 20 de dezembro
19h30 – No Meio do Caminho
21h30 – Elephants

Terça-feira – 21 de dezembro
19h30 – Elephants
21h30 – O Segundo Armário

Quarta-feira – 22 de dezembro
19h30 – Áurea, a Lei da Velha Senhora
21h30 – Elephants

Quinta-feira –23 de dezembro
19h30 – Elephants
21h30 – O Assassinato do Presidente

Segunda-feira – 27 de dezembro
19h30 – Elephants
21h30 – No Meio do Caminho

Terça-feira – 28 de dezembro
19h30 – Áurea, a Lei da Velha Senhora
21h30 – Elephants

Quarta-feira – 29 de dezembro
19h30 – No Meio do Caminho
21h30 – O Segundo Armário

Quinta-feira – 30 de dezembro
19h30 – O Assassinato do Presidente
21h30 – FOME (edição especial)

Serviço
DesVirtuArt –  Festival e Festividades de Arte Stream
Data: de 20 a 30 de dezembro de 2021
Local: Canal DesVirtuArt, no YouTube – acesse aqui
Valor: gratuito
Trailer do DesVirtuArt: https://youtu.be/3N1FGLqLAks
Mais informações do eventodesvirtuart@gmail.com

Ficha-técnica
DesVirtuArt –  Festival e Festividades de Arte Stream
Promotora do evento: PluralizAção
Direção e Gestão: Danilo Miniquelli, Daniel Guisard, Daniela Sevilha
Cuidadoria: Danilo Miniquelli
Assessoria Streaming e edição de vídeo: Daniel Guisard
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

Sevilha Comunicação
Daniela Sevilha – jornalista responsável
(11) 9-9138-6659 – daniela.sevilha@sevilhacomunicacao.com.br
www.sevilhacomunicacao.com.br  / www.facebook.com/SevilhaComunicacao
www.instagram.com/sevilhacom / www.twitter.com/SevilhaCom


Deixe um comentário